segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Paralisia do Sono


A Paralisia do Sono é caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer. Nosso cérebro paralisa os músculos durante essa fase do sono para prevenir possíveis lesões pelo fato de algumas partes do corpo poderem se mover durante o sonho. Quando acordamos subitamente o cérebro pode "não perceber" e o estado de paralisia não é desativado.Ou seja, a pessoa fica consciente, porém, não pode se mover! Para melhorar, muitas pessoas, em tal estado, tem visões, tal como fantasmas ou demônios. Ainda segundo a ciência, este estado pode levar a alucinações, porém, como é um fenômeno totalmente sem padrão, não pode ser estudado mais a fundo. Então, fica a pergunta, até onde isso pode ser realidade?

Segue abaixo um relato tirado do site sobrenatural.org
"Eu tinha lá meus 16 anos, tinha acbado de voltar da escola,morrendo de cansaço, fui para minha cama e dormi. Quando percebi estava lá no meu quarto via e ouvia tudo a minha volta, não teria percebido que era um sonho se pudesse ver meu corpo estendido na cama, com os braços e pernas abertas. Em vez de sentir pavor sentir uma paz e sensação de liberdade imensa, era muito bom, fui a cada cômodo da casa sem sair do meu quarto (como se eu estivesse num lugar e minha visão em outro), tudo tinha uma aura e uma luz irreal em volta. Quando voltei ao meu quarto vi minha mãe nele, me cobrindo com um lençou e saindo do meu quarto; achei que já era hora de acordar voltei para o meu corpo tentei me mexer e não consegui era como se alguém estivesse me segurando mas não havia ninguém, quanto mais me forçava mais pesado meu corpo ficava pesado, percebi que podia flutuar pelo meu quarto mas não podia voltar, então desisti de acordar naquele momento e apaguei. Quando voltei a mim estava na mesma posição do sonho, o mesmo lençol que minha mãe havia posto sobre mim."

Referências culturais:
Muitas culturas tem sua própria lenda para explicar tal fenômeno. Na cultura Hmong, paralisia do sono descreve uma experiência chamada "dab tsog" ou "demônio apertador" da frase composta "dab" (demônio) e "tsog" (apertar, esmagar). Freqüentemente, a vítima afirma enxergar uma figura pequena, não maior que uma criança, sentando em sua cabeça ou peito. Na cultura vietnamita, a paralisia do sono é conhecida como "ma de", que significa "segurado por um fantasma". Muitas pessoas nesta cultura acreditam que fantasmas entram no corpo das pessoas causando a paralisia. Na cultura brasileira, a paralisia do sono pode ter originado a lenda da Pisadeira, segundo a qual, durante o sono, uma mulher lendária pisa sobre o peito da pessoa que está dormindo, enquanto essa vê tudo e não pode fazer nada.

Você pode ser o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário